Mulheres Empreendedoras Brilham na II FEME BIB 2024: Transformando Arte em Economia em Tomé-Açu.

A II FEME BIB 2024 - Feira da Mulher Empreendedora, realizada nos dias 21 e 22 de março 2024, foi um evento marcante promovido pela Prefeitura de Tomé-Açu, através da Secretaria de Cultura (Departamento de Bibliotecas Públicas), com o apoio fundamental do grupo de Mulheres Empreendedoras de Tomé-Açu. Esta iniciativa, agora em seu segundo ano consecutivo, destacou-se como um importante espaço para o empoderamento feminino e o estímulo à economia local.

Durante dois dias, o Mercado Municipal de Tomé-Açu e o entorno do Ginásio Orlando Silva em Quatro Bocas, testemunharam a energia criativa e empreendedora das mulheres do nosso município. Nos estandes, uma variedade encantadora de produtos artesanais, crochês, biscuit, laços, arranjos de flores, bonecas, produtos naturais e muito mais estava disponível para o público. Além disso, a programação incluiu, orientação financeira de créditos para empreendedores (Banpará e Banco da Amazônia), apresentações culturais como dança e capoeira, agregando ainda mais valor ao evento.

Parcerias e Apoios

A II FEME BIB 2024 contou com o apoio crucial do Banco Banpará, que se destacou como um incentivador valioso, oferecendo linhas de crédito para nossas empreendedoras. Essas parcerias são essenciais para impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento do nosso município.

A História e Missão

A iniciativa nasceu das ações do Departamento de Bibliotecas Públicas em comemoração ao Dia Nacional e Internacional das Mulheres em 2023. Idealizada pela bibliotecária e empreendedora Rosiane Gonzaga Garcia, o projeto FEME BIB visava protagonizar o espaço da biblioteca e dar visibilidade às mulheres empreendedoras, especialmente aquelas que produzem artesanatos em casa. Com o sucesso inicial, o Coletivo META - Mulheres Empreendedoras de Tomé-Açu foi formado, continuando a apoiar e promover novas empreendedoras na comunidade.

Objetivo

O objetivo é tornar visível o trabalho das mulheres empreendedoras, capacitá-las e orientá-las através de formações e acompanhamentos. Busca também formar parcerias com órgãos responsáveis da região e além, visando realizar não apenas a II Feira da Mulher Empreendedora de Tomé-Açu, mas também pequenas feiras a cada trimestre, bem como participação em eventos do município e criar uma cooperativa para que as mulheres que muitas vezes não podem participar das programações devido os afazeres de casa possam vender seus produtos. É objetivo do grupo conseguir junto a prefeitura espaços públicos onde possam vender continuamente seus produtos.

O Coletivo Mulheres Empreendedoras de Tomé-Açu (META), é composto por mulheres de diversas origens, cores, raças e religiões. Celebra a diversidade e a força feminina, incluindo mulheres que equilibram suas habilidades artesanais com os afazeres diários, aquelas que já possuem pequenos negócios e até mesmo empreendedoras individuais. O Coletivo Mulheres Empreendedoras de Tomé-Açu (META), é uma comunidade unida visando prosperar e empoderar através do empreendedorismo.

Informações e Inscrições: Nas Bibliotecas Públicas ou pelo WhatsApp (91) 99177-8927.

Por: Valdinei Albernás - Assessoria de Comunicação.