top of page

Saiba mais sobre nosso município

Tomé-Açu é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente a Mesorregião do Nordeste Paraense e município pólo da Microrregião de Tomé-Açu.

Nossa
Economia

Deve destacar-se que as práticas agrícolas desses colonos se fundamentaram no cultivo e plantio de cultura de valor comercial com o apoio, inclusive do Governo brasileiro, o que possibilitou sua fixação em Tomé-Açu. Implantados nessa colônia os imigrantes, nas décadas seguintes, utilizando métodos modernos de agricultura, conseguiram desenvolver a cultura da pimenta-do-reino, obtendo sucesso a ponto de o Pará se tornar um dos maiores produtores do país.

O município de Tomé-Açu é carinhosamente apelidada de A terra da Pimenta, pelo fato de que os primeiros japoneses a cultivavam nessa região e elevaram o Brasil, pela primeira vez, à condição de produtor mundial de pimenta-do-reino.

Nossa
Geografia

​Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 02° 25′ 08″ sul e longitude 48° 09′ 08″ oeste, estando a uma altitude de 45 metros do nível do mar. O município possui uma população estimada em 65.000 habitantes distribuídos em 5.145,325 km² de extensão territorial.

Limites
Ao norte: Acará e Concórdia do Pará;
Ao sul: Ipixuna;
A leste: Tailândia e Acará;
A oeste: Ipixuna e Aurora do Pará.

Tome_acu_potencial agroflorestal 1.png

Nosso
Turismo

Historicamente conhecida como a “Terra da Pimenta”, o Município de Tomé-Açu é referência em cooperativismo agrícola no norte do Brasil. Possui cenário diverso em atrativos culturais como: rica e exótica culinária, comunidades tradicionais, manifestações populares museu e prédios com arquitetura japonesa, assim como, atributos naturais como o Rio Acará Mirim- cartão postal da cidade- e demais balneários do entorno.

O município dispõe de um diferencial no turismo rural através dos sistemas agroflorestais pelos quais se destaca no cenário mundial da fruticultura, além de ostentar como polo nacional do biodiesel, aspectos estes, que contribuem para a melhoria da infraestrutura de apoio ao turismo como os serviços de hospedagem, alimentos e bebidas, transportes e lazer.  - Deize Brito Pinto

bottom of page