Primeiro dia de atividade de Campo da agricultura familiar!

A primeira edição do Dia de Campo da agricultura familiar, realizado pelo Governo do Povo através da Secretaria Municipal de Agricultura, foi um grande sucesso, o evento reuniu cerca de 150 agricultores que foram até o Ramal Anuerá, para conhecer um pouco mais sobre o cultivo realizado no sistema agroflorestal.

Este foi o primeiro Dia de Campo realizado no município, e contou com o apoio de várias instituições e empresas como a Instituto Federal do Pará, CEPLAC, EMBRAPA, EMATER-PA, Propriedade ALAMANDA, AGROVERDE, ECOFAZ, AGRIPEÇAS e AGRORURAL que atuam na área agrícola de Tomé-Açu. Os presentes puderam ver plantações variadas como cacau, pimenta do reino, cupuaçu entre outras q fazem parte do sistema agroflorestal da região.

O Prefeito interino João Francisco esteve acompanhando o evento, e falou sobre o incentivo da Prefeitura sendo como primordial para expandir os horizontes do pequeno produtor, “um dos objetivos do Dia de Campo é apresentar ao pequeno produtor que é possível ter uma diversificação em área pequena, e também que ele pode ter o seu sustento a partir disso e progredir”, disse.

Segundo Carlos Vinicios, assessor da prefeitura, outro objetivo proposto pela Prefeitura é incentivar cada vez mais o crescimento deste pequeno produtor,

“O governo do povo tem atuado diretamente nas comunidades agrícolas, reunindo e prestando assessoria técnica e apoio com os maquinários da prefeitura, para desenvolver cada vez mais a agricultura familiar em nosso município”. - Disse Carlos Vinicios.

Diversos produtores, de várias regiões e os secretários de agricultura do Acará e Concordia também estiveram presentes no evento, aprendendo e também levando seus conhecimentos para os demais. Entre eles estava Michinori Konagano, uma das maiores referencias em Sistema Agroflorestal no Brasil. Michinori frisou a importância do dia de campo e o apoio da Prefeitura para o crescimento dos agricultores,

“O dia de campo serve para que os pequenos agricultores possam adquirir e compartilhar conhecimento, as palestras dos técnicos vão ajudar muito na melhoria de suas plantações”. Disse Michinori.

Para o secretário da SEMAGRI, Alirio Tavares, é preciso fazer com que o pequeno produtor rural se insira no agronegócio, consiga tirar da terra o seu sustento, e consiga progredir. Nosso município é extremamente agrícola e os pequenos agricultores contribuem grandemente para o crescimento da nossa economia, gerando emprego e renda”, Finalizou Alirio Tavares.