Fortalecimento da Sociedade Civil e Acesso às Políticas Públicas em Tomé-Açu.

Na manhã desta sexta-feira, 15/03, a Prefeitura Municipal de Tomé-Acu, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (SEMPPIR), concretizou a entrega oficial das documentações devidamente regularizadas perante a Receita Federal das organizações da sociedade civil do município.

Esse processo permitirá que tais entidades estejam aptas a exercer suas atividades associativas e sejam devidamente cadastradas e habilitadas nos sistemas do governo federal, garantindo assim o acesso às políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal. Essa habilitação é crucial para que possam participar das políticas de captação de recursos, fortalecendo e desenvolvendo territorialmente as comunidades locais.

Foram contempladas diversas entidades, incluindo a Associação de Mulheres Tomé-açuenses, a Associação de Moradores Viva Tomé-Acu, a Associação de Moradores, Agricultores, Ribeirinhos e Quilombolas Tucumandeua, a Associação Esportiva do Vale do Acará, a Associação dos Agricultores da Comunidade do Baixo Cuxiu, a Associação de Moradores, Agricultores e Ribeirinhos da Comunidade Fé em Deus e a Associação Afro Religiosa de Tomé-Acu. O evento contou com a presença de diversas lideranças comunitárias.

A concretização deste evento é fruto de um esforço conjunto entre o poder público municipal e a Sociedade Civil, demonstrando o compromisso do governo com as políticas públicas direcionadas ao terceiro setor e evidenciando o caminho para uma comunidade mais inclusiva e participativa.

Por: Valdinei Albernás - Assessoria de Comunicação.