Cerimônia de Destaque em Tomé-Açu: Inauguração do Sindicato dos Produtores Rurais, Entrega da Renovação da Escola Japonesa Ipitinga e Abertura da Inovadora Escola-Indústria de Chocolate SENAR.

Nesta quinta-feira, 29/02, uma cerimônia marcante marcou a inauguração da nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Tomé-Açu e da Escola Indústria de Chocolate Senar, localizadas no Distrito de Quatro Bocas. O evento teve lugar na antiga Escola de Ensino Fundamental de Ipitinga, um tesouro histórico da cidade, que foi fundada pelos primeiros imigrantes japoneses no Pará.

A Prefeitura de Tomé-Açu, realizou a doação, e todo o edifício foi cuidadosamente restaurado, preservando sua arquitetura original. Essa iniciativa transforma o local em um dos principais centros para a expansão da produção de cacau na região, incluindo a Escola Indústria de Chocolate Senar, um projeto fruto da parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

A reabertura da antiga Escola de Ipitinga, agora transformada em um novo ponto turístico de destaque em Tomé-Açu, representa um marco significativo para a cidade. A realização da COP 30 no Pará abre portas para os atrativos turísticos da região, e Tomé-Açu, situada na Região do Capim, tem o potencial de se tornar um destino procurado pelos participantes do evento. Nesse contexto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) está empenhado em promover as potencialidades de Tomé-Açu nos setores de Turismo e Gastronomia, buscando integrar a cidade na rota dos visitantes da Cúpula das Nações Unidas, que ocorrerá em Belém em 2025.

"Tomé-Açu é reconhecida pelo seu avanço no setor agroflorestal e pela sua rica diversidade cultural. Temos um enorme potencial para atrair visitantes durante a COP 30. E é exatamente para aproveitar essa oportunidade que o Sebrae está trabalhando em conjunto com nossos parceiros locais", destacou Rubens Magno, Diretor-Superintendente do Sebrae no Pará.

Por: Valdinei Albernás - Assessoria de Comunicação.