Tomé-Açu: Mais de 1 Milhão de Mudas já foram entregues pela Prefeitura aos Produtores Rurais

Atualizado: 1 de mar.

Nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a comunidade de Tomé-Açu testemunhou um marco importante para o desenvolvimento agrícola local. Através da Secretaria Municipal de Agricultura-SEMAGRI, a Prefeitura promoveu uma cerimônia solene para celebrar a entrega de mais 600 mil mudas de espécies florestais aos agricultores do município, somente neste ano de 2024. Esse evento simbolizou um compromisso contínuo com a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

Totalizando mais de 1 milhão de mudas já distribuídas pela gestão municipal, o Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA) tem sido um verdadeiro motor de transformação. Dentre as variedades oferecidas, destacam-se o açaí, cacau, cupuaçu, andiroba, freijó, ipê amarelo, ipê rosa, cumaru, entre outras. Essas mudas não apenas representam uma diversidade genética valiosa, mas também oferecem oportunidades econômicas e ambientais para cerca de 1500 agricultores familiares da região.

É importante ressaltar que a produção dessas mudas é resultado do trabalho conjunto entre o viveiro central e os viveiros comunitários. Essa abordagem descentralizada não apenas aumenta a capacidade produtiva, mas também fortalece os laços comunitários e promove o envolvimento ativo dos agricultores no processo.

Assim, a entrega dessas mudas vai muito além de um simples ato administrativo. É um símbolo de esperança, crescimento e cooperação. Representa o compromisso de Tomé-Açu com um futuro sustentável, onde a agricultura próspera em harmonia com o meio ambiente e as comunidades locais.

Por: Valdinei Albernás - Assessoria de Comunicação.