Dia D: Mobilização Tomé-Açu Contra a Dengue.

Atualizado: 10 de mai.

Na última sexta-feira, 03 de maio, a Prefeitura de Tomé-Açu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), desencadeou uma importante ação para combater um inimigo comum: o mosquito da Dengue. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Trânsito, foi realizado o tão aguardado Dia D de Combate ao mosquito da Dengue.

As atividades foram iniciadas em pontos estratégicos de nosso município, concentrando esforços em áreas de grande circulação, como Quatro Bocas, em frente ao Banco do Brasil, e Tomé-Açu, próximo ao semáforo na Av. Benigno Goés. Estes locais não apenas funcionaram como bases operacionais, mas também como símbolos de nossa firme determinação em erradicar esse vetor de doenças.

O mutirão foi um verdadeiro esforço coletivo, com uma variedade de iniciativas implementadas para alcançar nosso objetivo comum. Desde a distribuição de informativos educativos até visitas domiciliares, passando por palestras esclarecedoras, cada ação foi pensada para envolver e conscientizar toda a população sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.

Sintomas da Dengue e Cuidados:

É importante ressaltar que a Dengue é uma doença séria, cujos sintomas incluem febre alta, dores musculares intensas, dor atrás dos olhos, fadiga e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pode evoluir para a Dengue Hemorrágica, que apresenta sintomas como sangramento nasal, gengival ou gastrointestinal, além de sinais de choque.

Para prevenir a Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é fundamental adotar medidas simples, porém eficazes, no dia a dia:

1. Elimine Possíveis Criadouros: Verifique regularmente áreas onde a água possa se acumular, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias e calhas entupidas. Mantenha-os sempre limpos e secos.

2. Use Repelentes: Utilize repelentes corporais, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, períodos de maior atividade do mosquito.

3. Vista Roupas Adequadas: Use roupas que cubram a maioria do corpo, como calças compridas e camisas de manga comprida, principalmente em áreas onde a enfestação do mosquito é mais alta.

4. Instale Telas de Proteção: Em residências, instale telas em portas e janelas para evitar a entrada do mosquito.

5. Colabore com as Ações de Controle: Permita o acesso dos agentes de saúde às residências para realizarem ações de combate ao mosquito e siga as orientações fornecidas.

A Prefeitura de Tomé-Açu reitera o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os munícipes, destacando a importância da participação ativa de cada cidadão na luta contra a Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Juntos, podemos vencer essa batalha e criar um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Município do Trabalho e do Progresso!