Transformação Educacional em Tomé-Açu: Um Novo Capítulo para a Escola Indígena Zane Tuerumo.

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Indígena Zane Tuerumo, localizada na região do Cuxiu Mirim, Km 14 Jamick, passou por uma significativa revitalização e ampliação para melhor atender às necessidades crescentes da comunidade. Este projeto visa não apenas modernizar suas instalações, mas também proporcionar um ambiente educacional mais adequado e acolhedor para todos os alunos e professores.

Fundada em 2007, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Indígena Zane Tuerumo, localizada na região do Cuxiu Mirim, Km 14 Jamick, começou modestamente com uma estrutura inicial de 4m x 6m, composta por dois cômodos de madeira. Sob a liderança crucial da Sra. Adelina Maciel Tembé, que se tornou cacique da Aldeia Cuxiu Mirim, a escola desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento local.

À medida que a comunidade crescia, a demanda por um espaço maior se tornou evidente. Em 2010, o governo do Estado do Pará interveio, construindo uma nova estrutura para atender às necessidades crescentes. Embora administrada pelo Estado, a escola contava com apoio municipal para funcionários, merenda e materiais.

Ao longo dos anos, porém, a escola enfrentou desafios para manter sua estrutura adequada às demandas locais. Sensível a essas necessidades, a Prefeitura de Tomé-Açu, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou um esforço significativo para revitalizar a escola. Após um intenso trabalho, a Escola Indígena Zane Tuerumo passou por uma transformação completa.

Agora, a escola orgulha-se de suas novas salas de aula climatizadas, projetadas para proporcionar um ambiente ideal tanto para professores quanto para estudantes. Um parquinho foi adicionado para recreação, um muro para garantir a segurança dos alunos, novos mobiliários e instalações administrativas modernizadas complementam o novo ambiente educacional. A escola atende desde os anos iniciais até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Este renascimento da Escola Zane Tuerumo representa um compromisso firme com a educação de qualidade em Tomé-Açu. É um passo significativo rumo a uma educação de excelência, refletindo o compromisso da gestão municipal em construir um futuro melhor para todos os seus cidadãos.

Prefeitura de Tomé-Açu.