Prefeitura de Tomé-Açu inicia a vacinação de pessoas com comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu, na última segunda-feira (26), junto com os gestores municipais, na Comissão de Combate a Covid-19, como será feita a vacinação da população tomé-açuense portadora de algum tipo de comorbidade considerada de alto risco nos casos de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

Veja lista de comorbidades que tem preferência na vacinação contra a Covid-19.

Diabetes tipo I e II, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, hipertensão pulmonar, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down, indivíduos transplantados de órgãos sólidos, doença pulmonar obstrutiva crônica.

A vacinação desse novo grupo, está sendo realizada através de cadastramento prévio nas unidades básicas de saúde do município. Para realizar o cadastro, o portador de comorbidade deve comparecer a UBS com RG, CPF e Cartão SUS, e o Laudo médico ou Exames.