Um Marco de História e Desenvolvimento: O Novo Mercado Municipal de Tomé-Açu.

Atualizado: 4 de jul.

A cerimônia de reinauguração foi realizada na noite desta sexta-feira, 28 de junho, e contou com a presença do prefeito, vice-prefeito, vereadores, autoridades e a população.

O Mercado Municipal de Tomé-Açu tem uma história rica e significativa, remontando a um período anterior à própria criação do município. Surgiu como uma resposta ao crescimento populacional e ao sucesso da cultura da pimenta-do-reino nos anos 1950. Em 31 de julho de 1971, durante a gestão do prefeito Benigno Góes Filho, o mercado foi oficialmente inaugurado, tornando-se um ponto central para o comércio e a convivência da comunidade local.

Ao longo das décadas, o Mercado Municipal de Tomé-Açu abrigou inúmeros comerciantes que desempenharam papéis cruciais no desenvolvimento econômico e social do município. Porém, com o passar do tempo, a infraestrutura do mercado foi se deteriorando, e a falta de manutenção adequada comprometeu seu pleno funcionamento. Reconhecendo a importância deste espaço e a necessidade de sua revitalização, a Prefeitura de Tomé-Açu lançou um ambicioso projeto de restauração do mercado.

A revitalização do Mercado Municipal não foi apenas uma reforma estrutural, mas uma iniciativa para valorizar o centro histórico de Tomé-Açu. O objetivo era proporcionar um ambiente mais agradável e funcional tanto para os produtores rurais quanto para a população em geral. Espaços mais confortáveis e modernos foram planejados para garantir a melhor experiência possível para todos que frequentam o mercado.

Após um período de intenso trabalho, temos a satisfação de entregar à população de Tomé-Açu o novo Mercado Municipal. Agora, ele leva o nome de "Rubens Amaral da Silva", uma homenagem ao pioneiro que dedicou sua vida à agricultura e, por muitos anos, foi administrador do mercado. Rubens Amaral da Silva faleceu em 19 de fevereiro de 2019, deixando um legado de humildade, lealdade e uma profunda crença no potencial de Tomé-Açu. Ele sempre se considerou um tomé-açuense de coração, e sua memória continuará a inspirar nosso município.

Esta cerimônia de reinauguração é um tributo à nossa história e às pessoas que, com sua dedicação e trabalho, contribuíram para o desenvolvimento de Tomé-Açu. A memória do Sr. Rubens Amaral da Silva permanecerá viva em nossos corações, lembrando-nos de que o verdadeiro progresso é construído com esforço conjunto e respeito às nossas raízes.

O novo Mercado Municipal "Rubens Amaral da Silva" representa mais do que um espaço físico; simboliza a união da nossa comunidade e o compromisso da Prefeitura de Tomé-Açu em promover o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. Convidamos todos a participar desta nova fase, aproveitando as melhorias e celebrando a história que nos une.