Buscar
  • Assessoria de Comunicação

Tomé-Açu inicia vacinação de idosos com 90 anos ou mais

Na manhã desta quinta-feira (11 de Fevereiro), a Prefeitura de Tomé-Açu, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), deu início a 2ª fase da campanha “Tomé-Açu Vacinada”, a imunização contra Covid-19 do segundo grupo de vacinação – inclui os idosos com idade de 90 anos ou mais. As primeiras idosas vacinadas, Dona Leocrecia de Almeida de 93 anos e Dona Joana Evangelista de 95 anos de idade, receberam a equipe de imunização da SEMSA, em suas casas, no bairro da Campina em Tomé-Açu. As idosas estavam ansiosas, aguardando a tão sonhada vacina, segundo elas, um momento marcante de suas vidas, que traz maior segurança e esperança de dias melhores.

Os familiares das idosas, foram contatados pela equipe epidemiologia da SEMSA, que agendou a vacinação, devido as mesmas não estarem em condições de irem até a unidade de saúde. Agora, as idosas aguardam mais confiantes pela segunda dose da vacina e assim ficarem mais protegidas contra a Covid-19.

A coordenadora do departamento de imunização Enfermeira Fernanda Fabro, informa que o ministério da saúde enviou vacinas suficientes para imunizar 100% dos idosos do município com 90 anos ou mais. Para receber a vacina o idoso deve ir acompanhado de um responsável, à unidade de saúde mais próxima de sua residência. Nos casos em que o idoso tenha dificuldade de locomoção, o responsável deve ir até uma das UBS, e agendar a ida da equipe até a residência. Em ambos os casos, deve ser apresentado um documento com foto, CPF e o endereço onde a vacinação será realizada.

Ao todo, serão vacinados 137 idosos contra a Covid-19 nesta segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença no município de Tomé-Açu.

Para a secretária de saúde Sr.ª Alzira Lino, a chegada da vacina para os idosos de 90 anos ou mais, é um grande avanço, tendo em vista a fragilidade e complicações a saúde desta faixa etária. “Vacinar os mais vulneráveis, reduz significativamente o número internações, além de proteger os entes mais frágeis do grupo familiar”, afirmou a Secretária de Saúde Alzira Lino.


#tomeacucontraocoronavirus #tomeacuvacinada #semsatomeacu


231 visualizações0 comentário